Educação Dialógica

20/08/2019 13:02

Projeto Conexão Enem chega a Currais Novos

Fotos: Eduardo Maia

Projeto Conexão Enem chega a Currais Novos

A Assembleia Legislativa, através da Escola da Assembleia, realiza mais uma edição do Conexão Enem, no interior do Estado. Desta vez a cidade beneficiada com o projeto de educação, que leva aulões gratuitos aos estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – será em Currais Novos, na região Seridó.

O Conexão Enem é um projeto voltado a estudantes que se preparam para o Exame. Consiste na exibição ao vivo, pela TV Assembleia (Quinta-feira, 20h; Sexta-feira, 17h30, Sábado 16h30, Domingo, 16h), de aulas e debates de assuntos pertinentes ao processo seletivo. Neste ano, o projeto se estende aos aulões presenciais em Natal e agora no interior do RN.

“Esse tem sido um desejo do presidente Ezequiel Ferreira que não tem medido esforços na educação. O projeto já acontece em Natal e agora chega ao interior do Estado, tendo a cidade de Currais Novos como palco. Sem dúvida um presente para os alunos da região Seridó que já estão aguardando ansiosos a chegada do próximo sábado”, explica o professor João Maria Lima.

O evento acontece no sábado (24), a partir das 8h, na quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Humberto Gama, com aulas dos professores João Maria Lima – Linguagem e Redação e Rafael Magão – Matemática. A entrada é franca e haverá distribuição de lanches e sorteio de brindes.

01/08/2019 12:21

Memorial leva cultura e história do Legislativo às escolas potiguares

Memorial leva cultura e história do Legislativo às escolas potiguares

A preservação da memória potiguar é uma das missões da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, afinal, a compreensão da história dos vários tempos e espaços que nele estão contidos possibilita ao cidadão uma compreensão das mudanças coletivas e individuais ocorridas ao longo do tempo e permite uma melhor compreensão do que pode ser feito no presente para melhorar o futuro. É por isso que o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar foi implantado pela Resolução 055/2009 e, desde então, desenvolve atividades resgatando a história do Legislativo e disseminando cultura pelo Rio Grande do Norte. Uma dessas atividades é a visita a escolas do interior do RN. Em 2019, foi a vez de João Câmara.  

De acordo com o Chefe de Divisão do Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar, Aluísio Lacerda, o Memorial, juntamente com o projeto Assembleia e Você, visita cidades do Estado, periodicamente, e, para essas ocasiões, eles procuram produzir informações sobre os ex-parlamentares do município visitado e da região. Em junho de 2019, o Memorial da Cultura e do Legislativo Potiguar participou da 6ª edição do Projeto Assembleia e Você, na cidade de João Câmara.

“Nós estivemos em João Câmara, na Escola Estadual Francisco Bittencourt. Seguimos a programação feita pela Diretoria de Políticas Complementares com a parceria do projeto Assembleia e Você”, explicou Aluísio. “No caso específico de João Câmara, nós mostramos toda a história do senador João Câmara. A maioria não sabia que ele foi deputado estadual e como ele foi importante para a região do Mato Grande”, contou.

Conforme o Chefe de Divisão do Memorial, nessas visitas, além de o Memorial resgatar a história do que foi o parlamento, faz um resgate daquelas pessoas que passaram pelo parlamento estadual. “Nós começamos a parceria visitando algumas escolas, mostrando o que é o Memorial e o que podemos oferecer a eles. Então hoje somos procurados por outras instituições para continuar a parceria. E vale dizer que o Memorial não é só do Legislativo, mas também da cultura potiguar”, disse.

Ele mencionou também que o Memorial tem parceria, em Natal, com as escolas Walfredo Gurgel, Instituto Brasil, Winston Churchill, CDF e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte. No interior do Estado, há parcerias com escolas de Extremoz, Nova Cruz, Ipanguaçu, Santa Cruz, João Câmara, Lagoa Nova.

Memorial nos 30 anos da Constituição Estadual

Sobre as atividades do Memorial previstas para o segundo semestre de 2019, Aluísio Lacerda lembrou que, até a primeira semana de outubro, toda a Assembleia estará envolvida com as celebrações dos 30 anos da Constituição Estadual e o Memorial está dentro dessa programação.

“Começaremos a gravar para a TV Assembleia as entrevistas com os constituintes e teremos a participação de nomes como Paulo de Tarso, Hérbat Spencer, que foi procurador da Casa durante a fase da constituinte estadual, o ex-deputado Kleber Bezerra, Ney Lopes, que foi deputado federal que participou das conferências à época da constituinte, e Nelson Freire, que presidiu a Casa na abertura dos trabalhos constituintes, além, de outros convidados”, falou. 

20/07/2019 15:16

Exército chega às escolas públicas de Natal com o programa Forças no Esporte

Fotos: Divulgação - Secretaria Municipal de Educação

Exército chega às escolas públicas de Natal com o programa Forças no Esporte

A partir do dia 01 de agosto as forças armadas, através do Exército Brasileiro, passarão a atuar nas escolas públicas municipais de Natal. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (SME) com a 7ª Brigada de Infantaria Motoriza/16º Batalhão de Infantaria Motorizado, para a realização do Programa Forças no Esporte (Profesp).

Inicialmente o programa contemplará 50 alunos da Escola Municipal Santos Reis, que receberão um kit completo contendo bolsa, camiseta, calção e tênis. O Profesp tem por finalidade promover, por meio da prática esportiva, a integração social, a prevenção à doença, o reforço escolar, a promoção da saúde, a prevenção à marginalidade e à violência de crianças e jovens, por meio de mecanismos que possibilitem sua inclusão social, valorização da cidadania, permanência nas atividades físicas, esportivas e de lazer, como um processo social de desenvolvimento e fator de preservação da cidadania.

Representantes da SME estiveram na última quinta-feira (18) no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado para formalizar a parceria com a entrega do plano de trabalho assinado pela secretária municipal de Educação do Natal, Cristina Diniz, assim como visitar os espaços onde serão desenvolvidas as atividades educativas (apoio pedagógico em português e matemática), esportivas (futebol, vôlei, basquete, xadrez, atletismo, entre outras) e culturais (banda de música, cinemas, museus e exposições) para os alunos no contra turno.

20/07/2019 15:00

Site auxilia professores a elaborarem planejamentos e estudos em matemática

Site auxilia professores a elaborarem planejamentos e estudos em matemática

Com a proposta de gerar conteúdo e material para professores, auxiliar na elaboração das aulas e tirar dúvidas do público geral sobre tudo o que envolve a matemática, foi criado o portal Ajuda Professor, site que pode ser acessado em qualquer lugar do Brasil ou do mundo. 

O portal tem como objetivo incentivar a dinâmica entre quem atua na área e proporcionar a troca de experiências. Dentro dele é possível acessar informações sobre práticas educacionais, aulas, planejamentos, a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), provas, jogos matemáticos, entre outros conteúdos, dialogando inclusive com diversos componentes curriculares.

Idealizado pelo professor Luis Carlos, natural do Rio de Janeiro e professor da rede pública e privada em Natal, o site está no ar há pouco mais de cinco meses e é alimentado com a colaboração de educadores parceiros e sites nacionais de referência em educação. 

                                          

                                           Professor Luis Carlos, idealizador do site Ajuda Professor

“Esse site foi criado para professores, com o objetivo ajudá-los na criação de seus planejamentos, aulas e estudos. Nele consta todos os serviços necessários para se ganhar tempo para desenvolver uma boa aula, sem se preocupar de estar salvando seu material, pois eles estarão sempre organizados e armazenados”, explica o professor.

19/07/2019 20:05

Escolas iniciam aulões de aprofundamento para o Enem

Escolas iniciam aulões de aprofundamento para o Enem

Agendado para acontecer nos dias 3 e 10 de novembro deste ano, o Enem é uma das avaliações mais aguardadas por estudantes que pretendem ingressar no ensino superior e, para isso, a rotina de estudos e a atenção aos conteúdos deve ser prioridade. Para fortalecer os conhecimentos dos estudantes, escolas de Natal iniciam um vasto calendário com aulas preparatórias e de aprofundamento o Exame Nacional do Ensino Médio.

De acordo com a gerente do Ensino Médio do colégio Salesiano Dom Bosco, Angélica Katianne, os aulões são importantes na preparação para o ENEM. Neste segundo semestre, até os alunos das 2ª Séries da instituição poderão participar das atividades como forma de vivenciar a realidade do exame, onde muitos irão participar como treineiros. 

“Os aulões são atividades que integram a preparação escolar dos nossos alunos, reforçando o ensino para aqueles que prestarão a prova ao fim do ano. Todos são convidados a participar desse momento, onde os professores do Salesiano aprofundam as temáticas e tiram as dúvidas necessárias para as aulas”, ressaltou Angélica.

Enem 2019

O Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá em dois domingos do mês de novembro. No dia 3, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 10, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

*O conteúdo deste blog não representa necessariamente a opinião do portal.