Cultura no Ponto

Filme potiguar estreia na Mostra de Cinema de Tiradentes

Filme potiguar estreia na Mostra de Cinema de Tiradentes

O curta-metragem Bege Euforia, escrito e dirigido por Anália Alencar, integra a mostra competitiva de um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil

 

O curta-metragem de ficção potiguar Bege Euforia, escrito e dirigido por Anália Alencar, terá sua estreia nacional durante a 25a Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada de 21 a 29 de janeiro de 2022. É a primeira vez que a produção local integra a programação da Mostra Foco, a competitiva nacional de curtas-metragens. Ao lado de O Nascimento de Helena (RN), curta experimental de Rodrigo Almeida, Bege Euforia tem exibição presencial prevista para o dia 26 de janeiro. 

O filme tem como protagonistas Maria Tereza (Mainá Santana), Bárbara (Priscilla Vilela) e Raquel (Alice Carvalho), perpassando temas relacionados à comunidade LGBTQIA+, modelos relacionais, ecofeminismo, relação humano-natureza, permacultura, autonomia sobre o corpo e religiosidades. 

As gravações aconteceram em março de 2021 nas cidades de Caicó e Nísia Floresta (RN). O projeto foi viabilizado pelo edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019, lançado pela Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte, contando ainda com o apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes e Prefeitura do Natal para finalização por meio do edital Cine Natal 2021.  

 

Sobre a Diretora

Anália Alencar é realizadora audiovisual, fotógrafa e curadora. Graduanda em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Anália estudou direção de fotografia pela Academia Internacional de Cinema (SP) e fotografia digital pelo Porto Iracema das Artes (CE). Dentre seus trabalhos como realizadora, destacam-se os curtas-metragens Olho D'água (2019), premiado como melhor filme da mostra ambiental do 29° Cine Ceará; Chão de Giz (2018), contemplado pelo Knight Center e Google News Lab com exibição no YouTube Space (RJ); e Filha do Cinema (2017), premiado como melhor filme pelo Festival do Minuto e pela Academia Internacional de Cinema, com menção honrosa na Mostra Boom de Audiovisual e no festival Lugar de Mulher é no Cinema. Como curadora, atuou no ROTA - Festival de Roteiro Audiovisual do Rio de Janeiro (2019); Júri Jovem da Mostra de Cinema de Tiradentes (2021); Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (2021); FICASC - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (2021 - atual); e no Curva do Rio, Festival de Cinema Universitário da UFRN (2019-2021).

 

Teaser: https://vimeo.com/637235424

 

Ficha Técnica

Elenco: Mainá Santana, Priscilla Vilela e Alice Carvalho
Roteiro e Direção: Anália Alencar
1º Assistente de Direção: Pedro Fiuza
2º Assistente de Direção: Luiza Oest
Produção Executiva: Tereza Duarte e Diana Coelho
Direção de Produção: Diana Coelho
Assistente de Produção: André Santos
Direção de Fotografia: Ana Galizia, DAFB
Assistente de Câmera: João Augusto
Elétrica/Maquinária: Cleyton Lima
Direção de Arte: Tainah Nogueira
Técnico de Som: Vamberto Júnior
Montagem: Carlos Segundo
Colorização: Jéssica Hartmann
Desenho de som: Guilherme Farkas
Mixagem: Ernesto Sena
Finalização: Johann Jean 

 

Serviço
Lançamento do curta-metragem Bege Euforia
Dia: 26/01
Horário: 22h30
Local: Cine Tenda (Mostra de Cinema de Tiradentes)
Acesso gratuito

Teatro Alberto Maranhão reabre após seis anos em obra de restauração

Fotos: José Aldenir

Teatro Alberto Maranhão reabre após seis anos em obra de restauração

Após seis anos passando por obras de restauração, o Teatro Alberto Maranhão (TAM) reabre suas portas nesta sexta-feira (17) com uma sessão especial para os operários que participaram das obras.

No sábado (18), será realizada uma solenidade oficial de reabertura para autoridades e convidados.

Só a partir do domingo (19), o TAM abre ao público com uma programação gratuita que vai até o dia 23. 

Confira a programação aberta ao público:

19/12 - 18h - Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do RN
 20/12 - 19h - Mostra de curtas-metragens da Lei Aldir Blanc RN
 21/12 - 19h - Cantata Brincante do Sesc
 22/12 - 19h - Quarta da Dança
 23/12 - 19h - Ópera “O Empresário” – Grupo Lyricus

Os ingressos gratuitos devem ser retirados no site Sympla.

Cacá Velloso é a atração do próximo Som da Mata

Fotos: Tiago Lima

Cacá Velloso é a atração do próximo Som da Mata

O Som da Mata do próximo final de tarde de domingo (05) recebe o guitarrista Cacá Velloso, que será acompanhado dos músicos Junior Primata (contrabaixo), Diego Medeiros (bateria) e Fernando Dantas (teclado).

É integrante da banda Perfume de Gardênia e já atuou com artistas de renome estadual e nacional como Khrystal, Valéria Oliveira, Lane Cardoso, Mirabô Dantas, Pedrinho Mendes, Tânia Alves, Wilson Simoninha, Gilliard, Jair Rodrigues, Daúde e Leila Pinheiro, dentre outros.


Show de Cacá Velloso
Local: Anfiteatro Pau-Brasil | Parque das Dunas
End: Av. Alexandrino de Alencar, s/nº - Tirol - Natal/RN
Dia: 5 de dezembro
Hora: 16h30
Acesso ao parque: R$ 1,00 (um real) – O espetáculo é gratuito!

Edição de novembro do Projeto Seis e Meia inicia hoje

Edição de novembro do Projeto Seis e Meia inicia hoje

A edição de novembro do Projeto Seis e Meia inicia hoje, 3, com Cida Lobo cantando Jackson do Pandeiro. A abertura fica por conta do cantor Giovanni Montinni. 

Confira a programação completa deste mês, que é uma comemoração também aos 25 anos do projeto:

É possível assistir ao vivo na Praça de Eventos do Praia Shopping ou pelo Portal e Youtube da Band RN, às 18h30. Aos sábados, os melhores momentos são exibidos em um programa especial no canal Band Natal, a partir das 18h50.

O Projeto Seis e Meio conta com o patrocínio da prefeitura do Natal, Programa Djalma Maranhão, Unimed Natal e Grupo Dunas, além do apoio cultural da Fecomércio RN, Sesc RN, Caern, Instituto de Radiologia, Natal Card, Seturn e Praia Shopping. A  realização é da Idearte produções.

Projeto Samba no Mercado estreia em 13 de novembro

Projeto Samba no Mercado estreia em 13 de novembro

A partir de 13 de novembro, a capital potiguar vai receber o Projeto Samba no Mercado. Serão seis edições nos Mercados Públicos de Natal (Petrópolis, Rocas e Alecrim), que receberão mais de 12 apresentações musicais de samba e pagode com artistas potiguares. 

A iniciativa pretende fortalecer a inclusão desses espaços como pontos culturais e turísticos no município, servindo de vitrine para músicos, compositores, intérpretes e instrumentistas, reconhecidos pela excelência de seus trabalhos. Bem como proporcionar arte, cultura e entretenimento gratuito para a população. 

O Samba no Mercado está inserido na programação do Natal em Natal 2021 e é uma realização da Associação dos Produtores Culturais e Artísticos do RN (APCA/RN), com patrocínio da Prefeitura do Natal, via emenda parlamentar do vereador Raniere Barbosa. 

 

Dançando nas Dunas virtual traz o espetáculo Estado de Apneia

Fotos: Carito Cavalcanti

Dançando nas Dunas virtual traz o espetáculo Estado de Apneia

O Dançando nas Dunas virtual do próximo sábado, 30, traz o espetáculo Estado de Apneia, da companhia Movidos Dança, com direção artística de Anderson Leão.

A obra retrata o instante em que o mundo inteiro para de respirar, diante dos acontecimentos da pandemia, e esta suspensão voluntária ou involuntária da respiração manifesta reações adversas na sociedade em busca da sobrevivência.

No espetáculo, cinco pessoas desconhecidas se veem imersas em um problema pandêmico e são forçadas a um isolamento social, no qual só poderão contar umas com as outras para sobreviverem ao caos que enfrentam.

Cada um dos isolados já carrega consigo uma carga de experiências sociais, emocionais, dilemas físicos e mentais, que fará com que esse isolamento só se torne possível de enfrentar se cada um se dispor do seu modo a entrar no universo particular do outro, e conseguir de fato dividir suas experiências e sentidos, formando assim uma nova possibilidade de realidade coletiva.

A produção audiovisual do espetáculo é da Praieira Filmes.

Você confere o espetáculo a partir das 16h30 no Instagram, Facebook e YouTube do projeto.

Youtube
https://www.youtube.com/dançandonasdunas

Instagram
https://www.instagram.com/dancandonasdunas

Facebook
https://www.facebook.com/dancandonasdunas

Blogs


Clique aqui e receba nossas notícias gratuitamente!