Cultura no Ponto

Cine Verão divulga filmes selecionados para a edição virtual

O Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol realizará a sua quarta edição nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, com programação totalmente gratuita composta por mostras de filmes e debates. Após três edições presenciais de sucesso, com 57 filmes exibidos, este ano o Festival acontecerá no formato on-line devido à pandemia da COVID-19. Com realização da Pinote Produções, o projeto segue com o objetivo de ampliar as plataformas de difusão do cinema independente com foco na produção potiguar e brasileira.

O Festival teve mais de 350 filmes inscritos nas duas mostras: a Mostra Cine Verão Poti exibirá obras de realizadores potiguares e rodados no estado do RN, e a Mostra Cine Verão Brasil exibirá obras realizadas por brasileiros de diversas regiões do país. Após a análise criteriosa da curadoria – composta por Marana Torrezani, Rafaela Bernardazzi e Raildon Lucena na Mostra Cine Verão Poti, e Arlindo Bezerra, Carito Cavalcanti e Heloísa Sousa na Mostra Cine Verão Brasil – foram selecionados 10 curtas potiguares e 30 curtas nacionais.

Ter tantos filmes inscritos é uma prova de que o movimento audiovisual continua atuante, e que a cultura segue resistindo apesar dos obstáculos. Heloísa Sousa considera os Festivais de cinema movimentos de resistência necessários: “Tenho percebido a curadoria de festivais como um exercício do olhar sobre as obras artísticas promovendo descentralizações e subversões das estéticas e éticas comuns. É também nesse sentido que se desdobra a seleção dos curtas-metragens que integram a programação da mostra nacional desta edição do Cine Verão, entre propostas documentais e de ficção advindas de diferentes cidades do Brasil, que com muita qualidade técnica e através de explorações consistentes na linguagem do audiovisual propõe outros protagonismos para as obras. Diante de um cenário tão devastador para o país, seja pela situação da pandemia, agravada pelas políticas de genocídio e de desmonte vividos, ter a oportunidade de apreciar e dialogar com tantas obras do cinema brasileiro e observar esse movimento de resistência e nossa capacidade de elaboração de múltiplas poesias é o que torna os festivais encontros tão necessários”.

Raildon Lucena ressaltou a satisfação de participar mais uma vez do Festival: “Uma grande satisfação participar mais uma vez do Cine Verão, dessa vez na curadoria do Festival, que teve grandes produções inscritas esse ano. A seleção final é um panorama do que vem sendo produzido em nosso estado e mostra a evolução do audiovisual potiguar. O Cine Verão é um Festival que vem crescendo e se consolidando a cada edição, promovendo o audiovisual do RN e do Brasil.” Marana Torrezani destacou a quantidade de curtas de ficção: Nos últimos anos houve um certo domínio dos documentários, aliás temos documentaristas maravilhosos aqui no Estado, mas é muito empolgante observar essa produção de ficção na cena potiguar. Sinto que especialmente esse ano, a mostra vai agradar não só o público, mas também a todo mundo que trabalha com audiovisual no estado.”

Na mostra nacional Arlindo Bezerra destacou a qualidade dos filmes selecionados: “Os perfis dos filmes apresentam uma diversidade de narrativas e discursos que mostram um recorte dos múltiplos protagonismos desse país. Acredito que o público irá conferir uma mostra de filmes de excelente qualidade técnica e artística, e preenchidos por afetividades.” E a linguagem poética de Carito Cavalcanti retrata essa diversidade: “As câmeras chegando com os índios em Mato Grosso do Sul na luta pelos seus direitos, sua terra, existência; resistência também no olho do Vidigal – olho do furacão pandêmico onde corre o Rio de janeiro a dezembro refletido-refletindo em sua diversidade e desigualdade; a Paraíba futurista-psicodélica e o Ceará em viagem interior-cosmopolita em suas várias histórias-representatividades humanas contra o preconceito; e o Paraná em charge e verso e reverso; e a Bahia nos dando mais que régua e (des)compasso; alguma coisa acontece no meu coração desvairado na Paulicéia; na cinematografia de tradução-tradição poética em outro Rio Grande, do Sul; nos documentários-ficções-fricções do cinema-curta, do cinema curto e grosso e delicado e poético e visionário e catártico e meta-eufórico! O cinema de guerrilha revelando ilhas-urgentes nesse país-continente.”

O Cine Verão tem realização da Pinote Produções e conta com o patrocínio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, Prefeitura do Natal e Governo Federal.

Potiguar Clija Chait oferece jantar ao astro Edi Gatheji

Fotos: Adriana Gatheji

Potiguar Clija Chait oferece jantar ao astro Edi Gatheji

Neste final do ano, a restauranteur norteriograndense mais badalada de Los Angeles, Clija Chait, ofereceu um jantar para o amigo e ator hollywoodiano Edi Gathegi.

Gathegi estrelou filmes que foram sucesso de bilheteria no mundo como as sagas de Crepúsculo e X-Men.

Nascida em Cerro Corá, Clija Chait vem conquistando espaço não só no universo da gastronomia, mas se tornando referência como uma mulher de negócios.

 


Um pouco mais sobre Clija Chait


Clija Chait é um exemplo do protagonismo potiguar em terras estrangeiras. Nascida em Currais Novos e criada no município de Cerro Corá, aos 18 anos foi morar em Natal, onde teve suas primeiras experiências de trabalho na área da gastronomia.

Aos 24 anos se mudou para São Paulo, onde enriqueceu sua carreira na área e iniciou sua trajetória como empresária. Na época, trabalhou na administração e gestão de inúmeros restaurantes italianos.

Em 2016, foi viver em Los Angeles e iniciou sua carreira de promotora de eventos privados em parceria com seu esposo Bill Chait. Passou também a realizar eventos voltados para a moda, tendo como clientes algumas das maiores personalidades e celebridades em Hollywood.

Clija também se tornou sócia de alguns dos maiores restaurantes de Los Angeles e São Francisco, tais como: Tesse Restaurant, Tesse Cafe, Boutellier Wines e Tartine Bakery.

 

Programação virtual do Natal em Natal vai até 28 de janeiro

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), promove mais uma edição do Natal em Natal, maior projeto cultural da cidade. De forma online, para evitar aglomerações, o Canal da Prefeitura no Youtube e de projetos parceiros levam cultura e lazer de qualidade aos natalenses. 

O público vem acompanhando mais de 30 shows musicais, espetáculos teatrais e muito mais. A programação foi viabilizada por meio do Programa Djalma Maranhão e Lei Aldir Blanc, com adesão dos artistas potiguares ao projeto do Natal em Natal. 

“A opção pelo formato on-line deu-se para estarmos em conformidade com os protocolos de segurança com relação à pandemia covid-19, para que as pessoas possam ter acesso ao conteúdo sem sair de casa”, comentou o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão. 

Confira a programação deste mês de dezembro:

Quarta-feira (23)

  • 20h - Show Samba Triste - Música (Mosaico) - www.youtube.com/channel/UCgiO5IBFZVxvOKJiTwFwTXw
  • 21h - Show DuSolto a Live - Música (Live) - www.youtube.com/dusouto

Quinta-feira (24)

  • 18h30 - Banda Sinfônica da Cidade do Natal - Música (Mosaico) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 20h - Show Batista Lima - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 21h30 - Show Circuito Musical - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal

.Sexta-feira (25) - Natal, aniversário da cidade

  • 16h30 - Banda Sinfônica da Cidade do Natal - Música (Mosaico) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 17h - Show Pedro e Érik - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 18h30 - Show Pedro Lucas - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 20h - Show Som e Balanço - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 20h - Luíza e os Alquimistas - Show Jaguatirica Print Live Música (Live) - https://bityli.com/Y2COZ
  • 20h - Um Presente de Natal - Teatro - abre.ai/youtubeumpresentedenatal
  • 21h30 - Show Banda Dubê - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal

Sábado (26)

  • 14h - Concerto Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte - Música (Mosaico) - InterTV Cabugi
  • 17h - Show Live de Carmem e Levi - Música (Live) - www.youtube/channel/UC1aVROvm3AW_5pkf-mh9CQ
  • 19h30 - Banda Sinfônica da Cidade do Natal - Música (Mosaico) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 20h - Show Eliane - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 20h - Um Presente de Natal - Teatro - abre.ai/youtubeumpresentedenatal
  • 21h30 - Show - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal

Domingo (27)

  • 16h - 1º Show/Live no Youtube do Coco Juremado RN as Flechas, Tem Coco de Terreiro sim Senhor - Música (Live) - Youtube: cocojuremadornasflechas
  • 17h - Exposição de Bonecos do Teatro de João Redondo (Raul do Mamulengo) - Vídeo - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 18h - Varieté Virtual - Edição Memória Potiguar - Vídeo - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 18h30 - Apresentação Banda Sinfônica da Cidade do Natal - Música (Mosaico) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 19h - Show Michele Andrade - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 19h - Show Fuxico de Feira Online - Música (Live) - www.youtube.com/c/abaynasuacasa
  • 20h - Espetáculo “Um Presente de Natal” - Teatro - abre.ai/youtubeumpresentedenatal
  • 20h30 - Show Zé Sanfoneiro - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal

Segunda-feira (28)

  • 20h - Um Presente de Natal - Teatro - abre.ai/youtubeumpresentedenatal

Terça-feira (29)

  • 20h - Um Presente de Natal - Teatro - abre.ai/youtubeumpresentedenatal

Quarta-feira (30)

  • 20h - Um Presente de Natal - Teatro - abre.ai/youtubeumpresentedenatal
  • 20h - Show Gustavo Cocentino & Blue Mountain - Música (Mosaico) - Instagram: @gustavococentino Facebook: gustavococentino Youtube: gustavococentino

Quinta-feira (31)

  • 20h - Um Presente de Natal - Teatro - abre.ai/youtubeumpresentedenatal
  • 20h30 - Apresentação Banda Sinfônica da Cidade do Natal - Música (Mosaico) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 21h - Show Zezo -  Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 23h - Luzinho Nobre -  Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal
  • 01h - Perfume de Gardênia - Música (Live) - Youtube: Prefeitura do Natal

Espetáculo Um Presente de Natal acontece pela internet em 2020

Fotos: Brunno Martins

Espetáculo Um Presente de Natal acontece pela internet em 2020

Com 23 anos de estrada, passando por diversos palcos, versões e grandes apresentações em Natal e no interior do Rio Grande do Norte, o espetáculo Um Presente de Natal este ano entra na era virtual. Diante da pandemia do novo Coronavírus, o auto natalino mais tradicional da cidade se reinventa e estreia no Youtube, dia 25 de dezembro, às 20h.

Para esta edição, optou-se por transformar a apresentação em um produto audiovisual, que foi gravado e será disponibilizado na internet no youtube.com/UmPresentedeNatal até o dia 6 de janeiro. Com um elenco mais enxuto, de 20 intérpretes e 10 crianças, o espetáculo mantém sua essência ao narrar o nascimento de Jesus de forma lúdica, tratando de temas como fé e esperança.  

A apresentação tem ainda como mote o aniversário de fundação da cidade do Natal, que neste ano, em 25 de dezembro, celebra 421 anos.

O roteiro e direção são de Diana Fontes com texto e música de Danilo Guanais. Já o vídeo tem a assinatura do cineasta Carito Cavalcanti da Praieira Filmes. O espetáculo tem ainda textos adicionais de Racine Santos, figurinos e adereços de Marcos Leonardo e cenário de Igor Fortunato e Diana Fontes.

“O ano tem sido de diversos aprendizados e adaptação em tudo. Com o espetáculo não podia ser diferente. A grande reflexão, foi o cuidado e a responsabilidade com o outro durante os ensaios e gravações, que foi redobrada nesse momento em que vivemos. Agora, através da internet, esperamos chegar com a mesma energia das ruas nas casas das pessoas”, conta Diana Fontes.

A versão 2020 do espetáculo teve montagem recorde e, para driblar a Covid-19, além de um elenco menor, todos os ensaios e gravações foram realizados em uma quadra aberta. Estiveram ainda no dia a dia dos atores e bailarinos, também conhecidos como presenteiros, máscaras, álcool gel, tapetes sanitizantes, distanciamento social e adaptações em algumas cenas para evitar aglomerações.

O projeto integra a programação do Natal em Natal 2020 e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal, Programa Djalma Maranhão e Colégio Cei Romualdo, além do apoio da Rio Center e da Escola Estadual Professor Luís Antônio.


Um Presente de Natal
Estreia 25 de dezembro, 20h, no Youtube
O vídeo fica disponível na plataforma até 6 de janeiro
youtube.com/umpresentedenatal

 

Potiguar Nanda Lynn, ex-The Voice Brasil, comemora 10 anos de carreira com live

Potiguar Nanda Lynn, ex-The Voice Brasil, comemora 10 anos de carreira com live

Depois de ser um dos destaques do Time Iza no The Voice Brasil, a cantora Nanda Lynn faz a sua primeira live no dia 21 de dezembro em seu canal oficial no YouTube: nandalynnoficial. A apresentação on-line será às 19h e em clima de fim de ano. A potiguar preparou um repertório acústico e muito emocionante. Será um show para confraternizar com os fãs antigos e também com os que chegaram através do programa, além de ser um show de comemoração por 10 anos de carreira.

Cantora profissional desde os 16 anos, Nanda já passou por várias bandas de Natal, cantando em eventos, boates e bares. Em 2015, lançou sua carreira solo no universo da música pop, fez show de abertura para a cantora Anitta em Mossoró e em Natal, cantou no Miss Rio Grande do Norte, Carnatal Kids e outros eventos. Com seu trabalho autoral, leva a alegria do pop com muita dança e emoção na sua voz marcante.

Para Nanda, participar do The Voice Brasil foi muito especial. “O programa pra mim foi importante de duas formas. Primeiro porque realmente é uma vitrine enorme para eu mostrar o meu trabalho, que eu já faço há muito tempo, tenho dez anos de carreira. Então foi uma oportunidade de eu colocar para o Brasil todo algo que eu já faço há muito tempo. E, ao mesmo tempo, também foi a realização de um sonho pessoal. Desde que o programa foi criado, antes mesmo de vir para o Brasil, eu sempre sonhei em estar naquele palco, em cantar ali. Então a experiência de participar desde a audição, já na primeira fase, foi maravilhoso, me emocionei demais!

Grupo Estação de Teatro estreia temporada virtual com a peça “No Coração da Lua"

Fotos: Divulgação

Grupo Estação de Teatro estreia temporada virtual com a peça “No Coração da Lua"

O Grupo Estação de Teatro estreia, de 11 a 13 de dezembro, a temporada on-line do espetáculo inédito de teatro para a infância “No Coração da Lua”. Com produção da BOBOX Produções, direção de Rogério Ferraz, que também assina a cenografia e iluminação; dramaturgia e música de Tonho Costa; direção de arte de João Marcelino, e elenco com Paulo Lima, Maria Flor e Rogério Ferraz, o espetáculo – que iniciou montagem em setembro de 2019 no TECESOL – terá duas exibições por dia no canal Estação Criança, no Youtube. Em cena, o elenco se divide em diversos personagens, assumindo uma estrutura de realismo fantástico sem abrir mão do recurso dramático e da possibilidade de produzir encantamento no público por meio das imagens e das canções que a encenação utiliza.

A peça traz para o centro do debate “a infância e a saúde mental” e conta – por meio de uma narrativa lúdica e poética, uma encenação de linguagem contemporânea musical com manipulação de bonecos e projeção audiovisual – a história da personagem Lua, que uma bela manhã, e sem nenhuma causa aparente, acorda sem vontade de fazer nada e sem saber o que gostaria de fazer. Aquilo a incomoda muito, pois geralmente não é assim, é uma menina alegre, inteligente e prestativa. Para tentar reverter esta situação, Lua conta com o amigo Juca, que propõe uma jornada para ajudá-la a reencontrar a vontade e a alegria.

Diversas pesquisas apontam a depressão infantil como um crescente mal. Por ser algo muito parecido com uma “simples tristeza” e pelo fato de crianças não terem discernimento o suficiente para expressar suas dores, este quadro se torna ainda mais complexo, exigindo dos adultos um olhar mais apurado. O psicólogo Ciro Sampaio foi o consultor técnico e acompanhou o desenvolvimento da peça: “Como psicólogo que acompanhou de perto a construção do trabalho, bate um orgulho quando vejo que o resultado alcançou o objetivo de dar evidência às questões que implicam saúde mental na primeira infância. Em alguma medida, ao assistir ao espetáculo, fica uma sementinha de convocação para que uma rede de apoio se faça presente diante das expressões emocionais que atravessam o dia a dia das crianças.”

Rogério Ferraz fala da relevância do tema: “Precisamos falar sobre isso! Desde o primeiro momento que Tonho me apresentou essa história, me senti com a missão, através do teatro e do cinema, falar sobre saúde mental para a infância.” Tonho Costa está feliz com o resultado final do espetáculo: “Estou realmente feliz por ver esse grupo que admiro tanto executando com enorme beleza o texto e a música. Apesar das dificuldades do ano de 2020, o espetáculo foi produzido. Eu sinto que o grupo aceitou o desafio, está entusiasmado pra chegar ao coração das pessoas e tratar de um assunto tão delicado, tão urgente e tão próximo.”

Além do espetáculo, “No Coração da Lua” também estará disponível em e-book: O livro infantil – escrito pelo autor Tonho Costa e ilustrado pelo designer Filipe Anjo, com consultoria do psicólogo Ciro Sampaio – é uma obra literária infanto-juvenil, derivada do espetáculo. O e-book será distribuído gratuitamente durante 30 dias, e o lançamento acontecerá na estreia on-line do espetáculo.

“No Coração da Lua” tem a realização do Grupo Estação de Teatro e produção da BOBOX Produções, com patrocínio do Governo do estado do Rio Grande do Norte e Fundação José Augusto, através do Edital de Fomento à Cultura Potiguar 2019, Prefeitura do Natal e do Governo Federal, através da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, e apoio do SEBRAE RN através do Edital de Economia Criativa 2020. 

 

Entre em contato: ivakaren@yahoo.com.br

Blogs


Clique aqui e receba nossas notícias gratuitamente!