São Miguel do Gostoso recebe exposição de artista paraibana

04 de Abril 2019 - 15h07
Créditos:

Se você for a São Miguel do Gostoso nos próximos meses, não pode deixar de ver a exposição “Maria Lívia – A Cor de São Miguel do Gostoso”, de autoria da pintora paraibana Maria Lívia (1945-2008). A mostra vai estar exposta na Galreia ArteZero, do Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri), no centro da cidade. A exposição teve início na última sexta (29) e segue até o mês de julho.

 A exposição é composta por 15 obras, de estilo naif, quase todas de coleções particulares. Esta extraordinária pintora expôs sua obra em várias capitais brasileiras e no exterior. Uma de suas exposições, “Pequenos Formatos, Poucas Palavras”, de 1993, coordenada pelo curador norte-americano Bob Nuget, foi apresentada na Galeria Documenta, de São Paulo, e depois viajou pelos Estados Unidos.

São Miguel do Gostoso foi fonte de inspiração para a obra de Maria Lívia. Na cidade ela pintou casarios coloridos, a antiga igrejinha, que já não existe mais, além de painéis com tecidos de chitões e imagens sacras, entre elas o padroeiro São Miguel Arcanjo. Sua obra tinha sempre a marca de motivos regionais, entre os quais cajus e muitas flores. Em 2006, fez ali a exposição “Vida São Miguel”, na Pousada dos Ponteiros.

 Embora tenha nascido na Paraíba, Maria Lívia viveu a maior parte da sua vida em São Paulo, para onde fugiu, por motivos políticos, durante a ditadura miliar (1964-1975). Antes de ir morar, clandestinamente, na capital paulista, Maria Lívia cursou Medicina em João Pessoa, onde foi presa. Com a anistia política, começou a fazer História, mas largou para se dedicar à pintura, que marcou definitivamente sua vida.

 Antes de morrer, em 2008, Maria Lívia escreveu sobre sua pintura para o jornal A União, de João Pessoa (PB). “A minha pintura nasceu, como a de muitos pintores nordestinos, da expressão pura a minha alma”, disse. “Assim, naturalmente, eu pinto. Pinto por uma necessidade de expressar, no silêncio da tela, sentimentos e sensações que as coisas à minha volta despertam em mim. E vão enchendo o meu ser com tanta força, que inquietam”.      

         Serviço:

O que: Exposição “Maria Lívia – A Cor de São Miguel do Gostoso

Quando: aberta até julho de 2019

Onde: Galreia ArteZero, do Iasnin, em São Miguel do Gostoso/RN

Entrada gratuita.