Prazo para adesão ao Simples Nacional se encerra nesta semana

29 de Janeiro 2019 - 09h42
Créditos:

Os empresários que desejam optar pelo Simples Nacional têm até esta quinta-feira (31) para aderir ao sistema especial de tributação. A data também diz respeito às empresas que foram excluídas do sistema em 2018. “O prazo de quinta-feira é para todas as empresas, quem foi excluído e regularizou suas pendências poderá solicitar uma nova opção também dentro deste prazo”, destaca Daniel Carvalho, contador e sócio da Rui Cadete Consultores.


O Simples Nacional traz importantes incentivos ao pequeno empresário ao oferecer facilidades como a unificação de impostos, a preferência no desempate de licitações e maior facilidade no atendimento da legislação. O sistema foi lançado em 2007 e abrange microempresas e empresas de pequeno e médio porte com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.


“O maior benefício é a redução da carga tributária, porém é importante, antes de optar, realizar um estudo para saber se realmente ocorrerá a redução, pois existem alguns casos da tributação no Simples Nacional ficar maior”, aponta o especialista. Nesse caso, o empresário que se enquadra e deseja aderir ao Simples deve contar com uma assessoria contábil para avaliar as opções e dar início ao processo.