Mostra itinerante “Mães do Juvino” retorna ao Legislativo nesse mês de maio

23 de Abril 2019 - 06h56
Créditos:

Atenta às iniciativas de atenção ao idoso no Rio Grande do Norte, a Assembleia Legislativa renova a parceria com o jornalista e repórter fotográfico Elias Medeiros para sediar a mostra fotográfica itinerante e solidária “Mães do Juvino”. A exposição, que chega agora à sua 4ª edição, acontece de 6 a 10 de maio, no Salão Nobre do Legislativo estadual, com visitação aberta ao público nos horários de funcionamento da Casa Legislativa.

“O objetivo maior da mostra é sensibilizar a população quanto à necessidade de ajudar a manter o funcionamento regular do abrigo Juvino Barreto, em Natal, e fortalecer a corrente solidária junto a sociedade em favor da instituição”, explica Elias Medeiros.

O fotógrafo detalha que a exposição é composta por 30 quadros que retratam o dia a dia das mães do abrigo. “A fórmula que deu certo! Mantemos as crianças no ensaio fotográfico com as idosas, como também a inclusão de pessoas que ajudam constantemente e voluntariamente a instituição”, observa.

Segundo Elias, no dia 10 de maio será comemorada a quinta edição da festa do Dia das Mães do abrigo, com apresentação de artistas locais, onde serão apresentadas as fotos da exposição para o público e aclamada a Rainha Melhor Idade 2019, que esse ano tem dona Maria Madalena, de 76 anos, como representante.

Além da Casa Legislativa, a mostra vai percorrer, durante seis meses, shoppings e escolas estaduais da cidade, dentre outros espaços, encerrando as suas atividades no dia 1º de outubro, quando será comemorado o Dia Mundial do Idoso. “Vamos percorrer seis locais na capital em busca de ajuda para o Juvino Barreto. Por menor que seja o gesto de alguém, contribuir para melhorar a vida de quem necessita, é maravilhoso”, observa.

Por todos os espaços percorridos, a mostra irá promover campanha para arrecadação de leite em pó a ser doado ao Instituto. Para tanto, o fotógrafo ressalta que o leite “não precisa ser em lata”. Nas edições anteriores, a iniciativa arrecadou lençóis (2016), toalhas (2017) e fraldas geriátricas (2018).

Ações Legislativas

A atenção ao idoso é pauta constante na Casa, seja em atividades legislativas ou iniciativas parlamentares. Exemplo disso é a lei de autoria do deputado Hermano Morais (MDB) que institui o Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI), visando financiar programas e ações relativas a essa parcela da população potiguar.

Do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), destaca-se a proposição para que os programas habitacionais desenvolvidos pelo Governo do Estado reservem 10% das unidades para idosos. Destaque também para a iniciativa de Nelter Queiroz (MDB) propondo a isenção do pagamento de taxa para emissão de segunda via da Carteira de Identidade (RG) para pessoas acima de 60 anos.

Além das iniciativas parlamentares, o Legislativo lançou em 2018 a campanha “A vida começa frágil e termina também”, e com esse slogan chamou a atenção para o cuidado com os idosos que representam hoje 14,3% da população do Brasil.